quinta-feira, 28 de julho de 2011

Início e proposta

São vários os motivos que me levaram a criar este blog aqui presente. A idéia básica me apareceu já há algum tempo, quando comprei um livro por acaso no ótimo sebo Galpão em Campinas. Entitulado TEATRO ALQUÍMICO - DIÁRIO DE LEITURAS, encontrei este livro com capa vermelha na genérica estante de crítica literária, travando algum contato inicial com Marco Lucchesi, homem das letras que segundo o G1 de março agora é novo membro da Academia Brasileira de Letras. A idéia do livro, em criar um diário guiado de leituras de autores e textos desconhecidos que valham a pena o público conhecer me pareceu justa por si só. Mas realmente acabei me surpreendendo com o conteúdo literário e de poesia que até o livro me serviu de ponte. Não pretendo aqui começar a pontuar o que de mais julgo interessante e importante neste livro de Lucchesi, como a poesia melancólica do italiano Giacomo Leopardi, mas julgo aqui começar com uma boa chave este processo que já iniciei há meses e que retorno somente agora. McLuhan disse em 1967 a célebre frase que o meio é a mensagem, e talvez por pensar em demasia neste aspecto intrínseco de forma e conteúdo, acabo levando certo tempo para modelar um formato limpo e que me caiba completamente para expor determinado conteúdo.


LUCCHESI, Marco. Teatro Alquímico - Diário de Leituras. Ed. Artium, 1999.

Com toda a franqueza digo ainda que houve este trabalho inicial em modelar um formato interessante para este trabalho de leituras e comentários, uma espécie de um fichamento das obras lidas, tentando tornar isso mais útil e menos limitado, mas que a forma final ainda é um work in progress. Ainda não sei qual a fórmula geral, o padrão que utilizarei, e tenho certeza que isto avançará dentro em breve, em meses. Ainda não sei se será utilizarei uma receita mais acadêmica ou mais internetesca; se começarei com um texto mais livre ou com mais citações; se precisarei criar um modelo de cruzamento e busca entre textos diferentes ou se este blog suprirá as demandas do modelo organizacional que pretendo desenvolver e utilizar para a demanda do modelo final que vou precisar.
Exponho aqui meus objetivos para o trabalho que aqui será colocado. Estes pontos servirão mais de baliza para minha memória, sendo bom revê-los em um futuro breve:

  • Criar uma plataforma ótima para extender minha memória em pontos nevrálgicos de livros e textos; 
  • Esperar que este trabalho tenha utilidade pública, ajudando outras pessoas a descobrirem boas leituras e questões; 
  • Simplificar o máximo o conteúdo e forma porque o tempo é curto para todos; 
  • Tentar publicar textos, matrizes e fontes para acesso direto do leitor junto ao objeto citado;
  • Facilitar o redirecionamento do conteúdo para redes sociais;
  • Liberdade para comentários e sugestões dos visitantes, desde que seja feito de maneira respeitosa e construtiva; 


Nenhum comentário:

Postar um comentário