quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vlog - O segredo da mente milionária

O segundo livro que me referia no post anterior era este. E foi um desafio. Não em termos de dificuldade cognitiva, aliás, bem pelo contrário disto. Graças as dicas de um livro sobre leitura dinâmica que li há alguns anos atrás (KONSTANT, Tina. Teach Yourself Speed Reading - 2nd Edition, Ed. McGraw, 2003), consigo passar em visita na casa destas senhoras que têm livros espíritas na sala e terminar um destes retirado ao acaso do revisteiro em 15 minutos. O último foi Conversando com espíritos, que dava dicas de como conversar com os falecidos, sintonizando o rádio e tudo mais, que depois até farei, talvez, não sei, um review cínico, acabando por pensar que já tenho problemas demais neste plano para ficar tentando ajudar as coisas no outro. Pois bem, o mais difícil desta leitura do milionário foi vencer o status quo intectual. Passei por cima dele e foi uma leitura interessante, ótima para conversar na empresa e com aquela gente que quer ser introduzido a algo útil e interessante com vaselina. Postarei em duas linhas o que é essencial, depois tentarei postar o primeiro vídeo do blog!

EKER, T. Harv. Os segredos da mente milionária. Ed. Sextante.


Bem, resumindo, o livro é dividido em 4 partes. Vou escrever de cabeça, porque meu exemplar foi surrupiado no meio da noite por uma amiga, além de ser um exercício interessante para memória. Na primeira parte, que é uma introdução, o autor resume rapidamente em como ele era pobre e ficou rico, lindo e bem sucedido mudando sua concepção acerca do dinheiro. É.

Na segunda parte, ele explica como identificar seu modelo de dinheiro, porque ele define o quanto dele você terá. Aqui há trechos interessantes, com toda a parafernália de auto-ajuda mesclada com uma psicologia epidérmica. Exemplos seguem como o modelo que o que a gente ouve, a gente esquece, o que a gente vê, a gente lembra e o que a gente faz a gente aprende, seguindo para esta idéia do universo enquanto energia e toda uma defesa em dizer auto-afirmações (alguém atentou para aquele livro de David Icke, o maior segredo) porque isto altera todo o tempo-espaço e tudo mais, e então diga a cada 3 páginas do livro e todas as manhãs EU TENHO UMA MENTE MILIONÁRIA! Isto te mudará de uma maneira que você nem mesmo perceberá (sic)

Há o exemplo da própria esposa de Eker: quando pequena, ela sempre pedia uma moedinha para sua mãe quando ouvia o som do carro do sorvete na rua. Como aquele experimento comportamental de Skinner (do cão que passou a salivar após a associação da entrega do alimento com o acendimento de uma lâmpada), sua mãe sempre dizia para ela ir pedir ao seu pai. Resultado: ela, inconscientemente, associou o dinheiro ao homem, sendo que o que ela ganhava, desperdiçava, como um mecanismo de não merecer aquilo. Há exercícios para identificar seu modelo, mas basta pensar um pouco. Afinal, toda essa indústria de livros de auto-ajuda teria falido se as pessoas soubessem respirar e se olhar direito, o que o tio Sócrates já disse há mais de dois milênios atrás, com o conhece-te a ti mesmo!

Bem, na terceira parte, há 17 dicas e comparações de como os pobres e o ricos pensam, são os chamados Arquivos da riqueza. Vou colocar três exemplos para você ter uma idéia, você pode encontrar o resumo dos 17 no google, o livro integral pela internet afora ou mesmo pensar comprá-lo. 

Arquivo nº 1: As pessoas ricas acreditam na seguinte idéia:“Eu crio a minha própria vida.”As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte idéia: “Na minha vida, as coisas acontecem.”

Arquivo nº 5: As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.

Arquivo nº 15: As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.

Enfim, na quarta parte encontramos o fechamento. Eker diz para lermos o livro durante um ano, pelo menos uma vez por dia. Bem, para quem quer enriquecer mesmo sugiro que siga o arquivo nº 3 à risca, como se ele fosse seu Deus e senhor. Eu tenho mais um mundo de leitura a descobrir e outras preocupações em primeiro plano, por isso acho que vou ser pobre ;(  E tome cuidado com a proclamação em voz alta de que você tem uma mente milionária, ainda estamos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário